Leitor que é leitor, sabe muito bem até onde vai essa questão. Mas mesmo que você saiba até onde vamos, lembre-se que é sempre bom se lembrar (para não se esquecer).
Desde a época da escola, o que mais ouvimos é “a leitura é fundamental“, e essa não era a indicação somente dos professores de Português e Literatura, como das demais matérias também.
Se pararmos para pensar, tudo envolve uma certa interpretação, e essa análise só pode ser afiada conforme a prática da leitura.
A seguir, vamos mostrar em como o hábito de ler pode tornar a sua e a minha vida muito mais saudável do que é e está!
Primeiro, ler para entender
Como antes falamos, a necessidade de ler começa com o processo de alfabetização, uma vez que participamos de uma sociedade que se comunica além da linguagem oral. Depois disso, a leitura cabe a outra necessidade fundamental: a assimilação.
Já parou para pensar que quando lemos uma obra ou matéria histórica, assimilamos a linguagem de tal escritor? Aprendendo novas expressões e conhecendo até outras épocas que a humanidade já participou.
É por isso que as leituras tanto didática, informativa e ficcional são indicadas independente do gênero, pois nosso vocabulário muda constantemente quando temos contato com outros.
Depois, ler para se entreter
É um processo natural do ser humano, passar a ler para se entreter logo que se acostumar com tal hábito de assimilar pelas leituras.
E esta é uma maneira benéfica de se entreter, uma vez que tem dois impactos positivos através de uma única prática.
Como a frase de Alice Ferreira expõe “Ler é viajar sem sair de casa, voar sem ter asas… sonhar acordado“. Sendo assim, a viagem no tempo tanto para o futuro quanto para o passado é totalmente possível.
Sim, você pode ser transportado para a Segunda Guerra Mundial só de ler e ficar a par da vivência de Anne Frank por exemplo. Ou conhecer um possível futuro da sociedade ao entrar no Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Vale lembrar que as viagens em livros são mais baratas do que uma volta ao mundo, cruzeiro ou viagem de longo período. É por isso que muitas pessoas sempre carregam um livro na bolsa ou mochila.
Os benefícios a longo prazo
Com a leitura de longo prazo, nossa vida pode ser ainda mais impactava. Incluindo uma maior resistência à doenças de perda de memória, como o Alzheimer e até demência. Além disso, ler diariamente também pode:
[su_list icon=”icon: check” icon_color=”#C133F5″]
- Melhorar a escrita;
- Reduzir o estresse;
- Controlar a ansiedade;
- Diminuir o preconceito;
- Equilibrar mente e corpo;
- Desenvolver empatia no leitor e opinião crítica;
- Aumentar a concentração, foco e qualidade do sono.
[/su_list]
Agora você já pôde ter mais noção de como a leitura pode impactar nossa vida e em quais áreas (quase todas).
Quando pensamos na palavra “impacto”, logo podemos imaginar um livro no qual lemos e que nos trouxe uma mudança de mente com tanto aprendizado.
Se você ainda não teve essa experiência, agora nós o convidamos para vivê-la. Comece a buscar este encontro com os livros e logo entenderá, como é prazeroso se reencontrar com eles.