O pagamento de impostos é algo que pesa muito no bolso, especialmente no início do ano, quando começam a vencer. É claro que o ideal é pagar à vista e muitas vezes conseguir um desconto, mas sabemos que isso nem sempre é possível.
Por isso, muitas pessoas acabam optando pelo pagamento parcelado. Com o IPVA esse parcelamento é possível, inclusive de impostos em atraso e até mesmo no cartão de crédito.
Neste artigo, vamos descobrir tudo sobre como fazer o parcelamento do IPVA e não começar o ano atolado em contas.
Por quê Pagar o IPVA Anualmente?
O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o imposto que se paga sobre todos os veículos. Deve ser pago anualmente e seu valor e calculado de acordo com o modelo e o ano de fabricação do veículo, o que ajuda a definir o seu preço médio.
É um imposto de competência estadual, ou seja, apenas os Estados e o Distrito Federal possuem competência para institui-lo.
Como Fazer o Pagamento Parcelado
Você poderá, então, imprimir os boletos. Geralmente, você pode parcela o imposto em até 3 parcelas. Lembrando que além do Imposto, também é preciso pagar o Licenciamento do veículo e o DPVAT, que é o seguro obrigatório.
Esses, normalmente, são pagos com a primeira parcela do imposto. A data do vencimento é estabelecida de acordo com o final da placa do veículo.
Parcelamento com cartão de crédito
Muitos estados já permitem o pagamento do imposto de forma parcelada no cartão de crédito, em até 12 vezes. A forma de pagamento varia de estado para estado. Na maioria dos estados, é necessário comparecer a um dos pontos do Detran para poder “passar o cartão”.
Para saber se esse tipo de parcelamento é possível em seu estado e onde ir para fazê-lo, acesse o site do Detran para mais informações ou entre em contato pelo telefone.
Parcelamento de débitos em atraso
Também é possível efetuar o parcelamento de débitos já vencidos referentes ao IPVA, desde que ainda não tenham sido inseridos na dívida ativa. Para tal, o procedimento é muito semelhante ao da retirada dos boletos do ano em vigor, através do site.
Ao acessar, você vai ver as opções de parcelamento. Então é só escolher a que melhor se encaixa nas suas condições e imprimir os boletos.
Mas lembre-se de manter seu parcelamento em dia. Alguns estados já possuem um aplicativo onde é possível fazer essa consulta. Da mesma forma que muitos também já estão aceitando o parcelamento de dívidas atrasadas no cartão de crédito.
Para parcelar débitos já inseridos na Dívida Ativa é preciso comparecer à Procuradoria Geral do seu estado e ver se eles oferecem essa opção.