A longas datas sabemos que o ato de ter confiança influencia em muitas áreas de nossa vida, principalmente na parte profissional.
Ser confiante de si é o mesmo que acreditar no próprio talento, o que amplia a capacidade de ir além, isso com obstáculos ou sem.
Seria a autoconfiança uma grande força para superarmos as dificuldades diárias? Pois é com ela que afirmamos nossa identidade e nos motivamos ao pensar que “é só uma fase” as vezes necessária.
Neste artigo, vamos lhe apresentar 3 impactos positivos ao confiarmos em nós mesmos quando o assunto é empreender, trabalhar e lutar por objetivos.
Mais influência e respeito
Quando uma pessoa confia muito em si, naturalmente isso exala em suas atitudes. Então, em uma empresa você pode notar que a maioria bem posicionada é autoconfiante.
Isso acontece porque quando alguém é seguro consigo, não tem vergonha de se expressar, assume riscos e tem maior determinação em atividades.
Se for examinar, perceberá que as três características são cobradas em líderes. Com isso, se você ainda não é líder, comece a atuar com autoconfiança dentro de sua empresa e em breve conquistará o seu espaço.
Também é válido lembrar que nem todas as pessoas confiam em si mesmas, na realidade, por meio de diversos motivos elas tendem a ter menos fé e dúvida de sua identidade.
Assim, quem tem persistência em acreditar que é capaz, é admirado por outros em sua volta, podendo ser influente e muito respeitado.
Maior resiliência
Não é difícil de imaginar que alguém resiliente é também autoconfiante. Isso tem muito a ver com o que levantamos na introdução, já que aquele que apoia-se em si, pode usar disso para superar desafios.
Viver é exatamente isso: superar desafios e aprender com eles. Logo, quem acredita em sua capacidade sabe que empecilhos fazem parte e que devemos prosperar no meio deles.
É por isso que quando estiver no centro de um empreendimento ou liderando uma equipe, sua cabeça deve estar concisa e plena para lidar com outras “cabeças”.
Maior probabilidade de vencer
E claramente chegamos no maior impacto da autoconfiança no ramo profissional, pois quem que não deseja aumentar suas chances de triunfar no mercado?
Pois é, basta analisar todos os nomes mais influentes que você não encontrará um que não tenha confiado em si e em seu processo antes de conquistar seu nome.
Em um pitching de negócios por exemplo, podemos ver claramente isso. Coloque duas ideias em jogo, uma com o representante seguro e outro duvidoso, qual acha que ganharia?
Primeiro que o representante duvidoso obterá falhas na apresentação de sua ideia, pois lhe faltará convicção. Segundo que isso não passará credibilidade aos donos do jogo, assim, o vencedor será a ideia de representante mais seguro.
Agora você consegue enxergar os inúmeros benefícios na carreira sendo confiante? É incrível como uma simples posição em nossa vida pode mudá-la completamente.
Por isso muitos dizem, “seja positivo“. A autoconfiança tem tudo a ver com a positividade, uma vez que enxergamos que somos capazes de nos realizar em diversas áreas.