Os empreendedores são responsáveis por muitos efeitos significativos na sociedade.
Se viajarmos no tempo, podemos ver que a eletricidade em nossa casa dependeu de um gênio, assim como de um empreendedor por trás.
No Brasil, a tendência de empreender está cada vez mais alta. Isso porque muitas pessoas despertaram o interesse em trabalhar quando desejam, atuar no que gostam e almejar níveis maiores em lucros.
Mas será que para empreender temos que nascer com certas habilidades?
Nascer não, mas se certificar de adquirir algumas é muito importante para lidarmos com o desafio de permanecer no mercado.
Você quer conhecer as principais características de um empreendedor e saber se corresponde ao perfil?
Então continue com a leitura abaixo!
Criatividade
Se você é criativo e diversas possibilidades surgem em sua cabeça, parabéns, já pode considerar-se como um possível empreendedor de sua década.
A criatividade é essencial e faz parte da vida empreendedora, pois é grande auxiliadora no desenvolvimento de estratégias para superar os obstáculos que surgem com o tempo.
Entrar no mercado pode ser o mesmo que adquirir alguns concorrentes, e neste caso, a criatividade torna-se primordial para a adaptação do negócio e produto de escolha comercial.
A habilidade de criar não é exclusiva para artistas ou pessoas com mentes brilhantes, conquistá-la é possível através de vivências e experiências na vida.
Logo, se uma pessoa não tiver criatividade, ela não está limitada a não empreender. Se sua vontade for grande, ela pode optar por conhecer cada vez mais a área em que pretende atuar e se surpreender com o sucesso.
Iniciativa e liderança
Coloque um grupo de pessoas em uma sala, determine uma missão e um prazo sem orientações ou definição de posições. Ao decorrer desta atividade, você claramente identificará um ou mais líderes.
Líderes são aqueles que possuem iniciativa, que trabalham sua mente em prol de uma questão maior em grupo. Geralmente, se ele não arquiteta uma solução, organiza e constrói um clima para que as pessoas se manifestem abertamente.
Essa característica é essencial na vida do empreendedor, uma vez que ele terá muitas, se não todas as situações em sua frente para liderar e organizar os trabalhos envolvidos.
Amor pelo trabalho
Existe uma grande diferença entre empreender e somente investir.
A pessoa que investe, nem sempre tem o coração que arde para um negócio dar certo. Geralmente este só pensa nos retornos do investimento.
O empreendedor deve ser aquele que abraça ou cria uma ideia que em seu coração queima.
Steve Jobs disse uma vez “A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz”, e sabe por que? Porque quem ama luta por aquilo que acredita, e esta é uma das chaves para o sucesso.
Começar um negócio no qual não se identifica, não é uma característica sábia e empreendedora.
Pense que se você vai ser a frente de alguma ideia, deve saber dominá-la e reinventá-la para ser aceita.
Controle financeiro
Esta é uma outra qualidade indispensável para o perfil empreendedor. Você já imaginou um dono de negócios sem total controle de suas finanças?
Seria uma situação inovadora para vermos, já que existem diversos nomes até minimalistas.
O controle financeiro começa com o pouco que temos e pode ser ampliado com o tempo.
À maneira que seus ganhos crescem, suas despesas podem fazer o mesmo gradativamente, e para manter a saúde do fluxo de caixa empresarial, o responsável deve saber como equilibrar o financeiro.
Estas foram as principais qualidades do empreendedor. Se você se identificou com todos e tem uma ideia brilhante para colocar em ação, planeje-se e não pense duas vezes.
Já se tem a ideia, mas não se identificou totalmente… que tal trabalhar nas qualidades aos poucos e quem sabe, futuramente ver seu negócio como um dos melhores?
Tendo ou não este perfil, nunca aprenda a desistir.