Para quem não sabe, o Programa de Integração Social (PIS) foi criado para integrar o trabalhador do setor privado ao desenvolvimento financeiro da empresa em que presta serviços.
De forma semelhante, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) foi criado para administrar os fundos destinados ao setor público.
QUEM TEM DIREITO AO PIS/PASEP?
Para receber o PIS/PASEP o trabalhador deve ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 12 meses, além de possuir um rendimento de no máximo dois salários mínimos.
Lembre-se: o PIS é destinado para os trabalhadores do setor privado e o PASEP para os funcionários públicos.
QUAIS BANCOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO PAGAMENTO DO PIS/PASEP?
- PIS: Caixa Econômica Federal
- PASEP: Banco do Brasil
COMO FUNCIONA O CÁLCULO PARA O PAGAMENTO DESSES DOIS BENEFÍCIOS?
- O PIS/PASEP é calculado a partir do tempo de serviço do trabalhador em seu último emprego e o valor de seu salário.
- COMO CONSULTAR O PIS/PASEP
- Existem inúmeras opções para consultar o PIS/PASEP, sendo as principais:
- A partir do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível tanto para Android quanto para IOS, podendo ser realizado o download a partir da Play Store ou Apple Store.
- A partir do site oficial da Caixa Econômica Federal, sendo necessário apenas clicar no item “Consultar pagamento”.
- Pelo atendimento telefônico da Caixa Econômica Federal: 0800 726 0207
- Através dos principais postos da Superintendência Regional do Trabalho, antigamente conhecida como DRT.
COMO SACAR O PIS/PASEP
Para conseguir sacar o benefício oferecido pelo Governo Federal, é indispensável que o indivíduo vá até uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica, sendo necessário apresentar seu Cartão Cidadão e inserir a senha escolhida durante o cadastro.
No entanto, caso o indivíduo não esteja com o Cartão Cidadão em mãos, é indispensável que se dirija até uma agência da Caixa e apresente seu documento de identificação, podendo ser: Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação (recente), Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros e Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
Ainda, a Caixa Econômica Federal alega que o trabalhador deve sempre atentar-se ao depósito do dinheiro feito pelo empregador e, caso haja alguma inconsistência, os órgãos competentes devem ser avisados.
De forma resumida, a consulta e o saque do PIS/PASEP podem ser feitos facilmente, bastando apenas ler atentamente as dicas listadas anteriormente.