Como controlar a ansiedade na quarentena?

Advertising

Com toda a cena pandêmica, muitas pessoas passam a ter saudades dos movimentos rotineiros e normais. Quem diria que iríamos ter saudades do trânsito e rotina carregada de afazeres…

Muitos sentem falta do trabalho presencial, contato com amigos e colaboradores. Será que este seria um grande cooperador para o desenvolvimento da ansiedade?

Advertising

E a resposta da pergunta é sim, se uma pessoa não souber administrar sus emoções neste momento histórico em que vivemos, os sintomas da ansiedade podem aparecer ou piorar.

Mas o que podemos fazer para controlar as emoções nesta situação? Hoje vamos trazer algumas dicas valiosas para nossa mente e corpo espantarem o tal anseio com seus males.


Dica 1: Trocar o café pelo chá

Você sabia que o café possui um grande teor energético? Ok… e o que isso tem a ver com a ansiedade? Tudo!

Se você já é uma pessoa nervosa, o melhor não é optar pelo café que aumenta seus batimentos cardíacos e tensão durante o dia.

Advertising

A dica é trocar o café preto pelo chá calmante, ou diminuir as doses de cafés diários. Se escolher a troca, saiba que existem chás ótimos que nos ajudam a permanecer calmos, como por exemplo:

[su_list icon=”icon: arrow-right” icon_color=”#C133F5″]

  • Lavanda;
  • Valeriana;
  • Passiflora;
  • Camomila;
  • Chá verde;
  • Erva cidreira;
  • Flor de maracujá.

[/su_list]

Vale lembrar que além das bebidas, a sua alimentação também pode lhe ajudar no controle ou prevenção da inquietação.

Neste caso, evite comer pizza, massa, ketchup e refrigerantes, passe a investir em alimentos como castanha do pará, sementes de abóbora, peixes, ovos, iogurte e cúrcuma.


Dica 2: Manter-se ocupado

Como já li antes “quarentena não é férias“, e isso vale somente para aqueles que não estão trabalhando (nem com o home office).

Se você foi afastado do serviço e agora não sabe o que fazer, pense que talvez tenha chegado a hora de fazer aquele curso complementar que sempre quis.

Caso já estude, que tal revisar as matérias e ficar craque nelas? Prepare- se para quando tudo voltar o normal, não se esqueça de pensar positivamente sobre isso.

Mas se ainda não tiver atividades para executar, atualize suas listas de filmes e séries, agora é a hora de maratonar as melhores!


Dica 3: Detox de informações

Se você se sente ansioso e fica muito preocupado com toda essa pandemia, uma coisa há de encarar: ficar o dia inteiro inerte em notícias relacionadas não resolverá.

Pelo contrário, ficar sempre procurando por informações lhe causará mais aflição. Sabemos da importância de estar atualizado sobre o assunto, mas tudo em excesso nos causa mal.

Sendo assim, controle seu uso de celular, tablet e computador na procura de notícias. Determine um horário específico e separe uma fonte segura para se informar.


Dica 4: Exercícios diários

Como anda seu projeto fitness? Não nos diga que por conta da pandemia você o procrastina? Não é hora de deixar os exercícios de lado, faça os seus em casa.

A utilização da atividade física para o combate à ansiedade é eficaz, uma vez que quando a realizamos nosso corpo e mente trabalham em equilíbrio.

Além disso, o ser humano libera endorfinas quando se exercita, hormônios ligados a sensação de prazer, relaxamento e felicidade (tudo o que combate a ansiedade).


Dica 5: Dormir bem e meditar

Como todos sabem, a qualidade de um bom sono reflete na disposição e humor. Dormir bem é primordial para a saúde, sendo capaz de tratar o desgaste emocional naturalmente.

Também temos um outro aliado que combate as aflições e inquietudes, o chamamos de meditação. Meditar é bem simples, você pode tirar 10 minutos para praticar a respiração profunda em silêncio.

Isso a longo prazo poderá fazer com que desenvolva mais domínio sobre seus sentimentos e emoções, levando o benefício para a vida toda.