O ato sábio de dizer não - Descomplica life
Por favor, Aguarde...
Descomplica life

O ato sábio de dizer não

Publicidade

Desde criança temos problemas em lidar com a palavra “não”, e sem sombra de dúvidas o momento da vida em que mais trabalhamos a colocação da palavra é na educação de um filho. Será? Tudo depende do comportamento da criança e situação em que a família vive.

É certo que vivemos com inúmeras possibilidades diárias, as vezes tudo parece ser tão vantajoso que acabamos por aceitar mais que a metade (ou tudo mesmo). Mas será que isso nos faz bem?

Há uma outra situação, onde podemos negar um elemento ou oportunidade sabiamente sem com que resulte em impactos negativos. Será que é possível? Descubra na leitura adiante.


O “não” na educação

Por que é tão importante saber como colocar a palavra “não” na educação de uma criança? Quais seriam os impactos na vida de uma que não recebesse tal educação?

Certamente, criar e educar os filhos é responsabilidade de um casal. Uma das partes mais complicadas é quando as crianças crescem e percebem que nem tudo é como querem.

Geralmente, os pais atendem o desejo do filho para evitar descontentamento. É totalmente materno e paterno proteger seus descendentes, mas quando não aplicam a negação para educar, as crianças crescem com dificuldades em lidar com situações difíceis na vida adulta.

Publicidade

Sabemos que no mundo não cabem somente as nossas vontades, nossa realidade vai além disso, já que convivemos com mais pessoas que dependem de nós, de uma forma ou de outra.

Digamos que saber aplicar essa perspectiva desde que um ser é pequeno, faz com que este seja forte, nada egoísta, mas lutador para a conquista de seus sonhos.


Saber negar as oportunidades

Uma outra situação um pouco mais pra frente e já na vida adulta, é quando temos muitas oportunidades que não dispensamos pelo sentimento de dó ou a simples dificuldade em negar.

Negar muitas vezes pode ser interpretado como um fechamento de portas, no caso, as pessoas não se sentem bem em saber que não poderão ter aquilo “para sempre”.

Mas vejamos como seria uma vida em que a pessoa só falasse “sim” à “diversas portas”… Acho que o melhor filme que pode nos mostrar os impactos dessa escolha é “Sim Senhor”, clássico com Jim Carrey.

O longa é cômico, porém nos traz a perspectiva de um indivíduo que excluiu o não em suas escolhas. Ele tende a se sentir sobrecarregado, à mercê das vontades dos outros e extremamente descontente com o tempo.

Contudo, vamos colocar uma outra situação com o excesso de sim nas escolhas. Pense que você é uma pessoa com muitos amigos e cada um lhe chama para participar de alguma atividade. Se tem problema em negar as propostas, certamente participará de todas… mas no final do dia, semana ou mês, será que vai estar bem consigo mesmo?

Metaforicamente falando, nós temos que saber onde a porta deve fechar e onde ela deve permanecer aberta. Assim, é de extrema importância aprender como equilibrar nossas escolhas entre alguns sims e nãos.

Se você tem dificuldade nisso, passe a visualizar as suas decisões a longo prazo e se pergunte quais serão os impactos delas antes de decidir. Com o tempo, naturalmente reconhecerá a sabedoria de dizer não em algumas ocasiões.

Categorias